Cordofones
São os instrumentos de corda. 
Berimbau, que possui uma só corda e compõe-se de um arco de madeira de cerca de 1 m de comprimento, 1 corda de metal e uma caixa de ressonância que é uma cabaça amarrada na face superior do arco. É percutido por uma haste metálica. Rabeca é um tipo de violino rústico. Suas cordas são vibradas por fricção de um arco feito de crina animal.
 
 
 
 

 

Os     dedilhados
são:
Cocho, instrumento feito por uma só peça de madeira encavada, coberto por um tampo também de madeira, no qual se vê uma abertura feita a canivete. Na ponta da haste há uma cravelha, que serve para estirar a única corda.

Cavaquinho, espécie de viola pequena, usada nas Congadas, Moçambiques e Chorinhos;

Viola, é por excelência o instrumento do meio rural, sendo encontrada nos mais remotos rincões do sertão brasileiro. É composta de uma caixa sonora e um “braço” e possui 5 cordas duplas ou 10 cordas. A boca, ou abertura da caixa, costuma ser ornamentada com pirogravura ou malacacheta e na haste estão as cravelhas para a afinação. É tocada principalmente nas Modas de Viola.

Violão, é maior que a viola e possui somente seis cordas. É mais usado nos meios urbanos, principalmente para acompanhar canções populares. Antigamente tocador de violão era sinônimo de vagabundo, mas graças ao seresteiro Catulo da Paixão Cearense ele foi reabilitado e hoje é imprescindível nas reuniões em casas de família.


 
Volta para os Instrumentos Musicais
Volta ao Topo Vai para os Membranofones