Membranofones
São instrumentos de percussão, cujo som é obtido pela vibração de membranas distendidas. Eles geralmente têm o formato de caixas e são recobertos por peles de animais de um ou de ambos os lados.
Muitos deles variam de nome conforme o lugar em que são usados.
Adufe é um dos mais antigos instrumentos musicais do mundo, aparecendo nas danças de regozijo da Bíblia, sendo usado em músicas de conotação religiosa como nas Folias de Reis e dança de Santa Cruz. É de percussão direta, isto é, batido com as mãos. Consta de um corpo de madeira coberto com couro de quati, carneiro, cabrito ou bezerro.

Atabaque é uma espécie de caixa alta recoberta por uma membrana de animal. É mais largo em cima do que embaixo e de percussão direta.
Desta mesma família, mas variando de tamanho, temos:

Guzunga, com cerca de 30cm de comprimento, recoberto couro de boi e possui uma alça para ser passada no ombro tocador.
Candongueiro, também de golpe direto, mede de 80 a 100cm e tem o som mais agudo. Para tocá-lo, senta-se sobre ele.

Tambu ou Caxambu é um instrumento grande, com 1,2 m de comprimento feito geralmente de um tronco perfurado a fogo de ponta a ponta. Uma das extremidades é coberta por couro de boi e é colocado horizontalmente no chão e o tocador senta-se sobre ele. Quando o tambu está rouco, é borrifado com pinga e esfregado vivamente.

Os membranofones da família das Caixas são geralmente de percussão indireta, batidos por cambitos ou baquetas e possuem duas membranas, uma de cada lado, e um cordel para estirá-las. São:

Caixa propriamente dita, tocada por dois cambitos de madeira;
 
 














Caixinha ou Tarol, de tamanho menor;

Zabumba ou Caixa Grande, percutida por uma baqueta ou massa, pequeno cilindro tendo na ponta uma bolota de couro. A zabumba é carregada pelo tocador por meio de uma correia, que passa a tiracolo.

Surdo ou Caixa Surda, outra variante, é geralmente mais alto e menor que a zabumba.
 

Existem alguns membranofones que não se classificam entre as caixas nem entre os atabaques. São:

Quinjenque ou Mulemba, de percussão direta e de forma afunilada para que “a voz seja mais fina”. É encontrado no Batuque e geralmente o tocador o apóia sobre o tambu para tocá-lo.

Pandeiro, irmão mais novo do adufe e mais enfeitado porque no aro são colocados pratinhos de metal ou madeira. É muito usado na música folclórica porque é ao mesmo tempo membranofone e idiofone, devido ao som dos pratinhos metálicos.

Puíta ou Cuíca, constituída de um cilindro oco, tem uma das bocas recoberta por um couro, de preferência de cabrito. No centro é amarrada uma haste de madeira bem lisa, que fica dentro do tubo. Na extremidade da haste, que está em contato com o couro, há uma cabeça e uma escavação chamada pescoço. Toca-se a cuíca esfregando a haste com a palma da mão ou com um pano molhado. É muito usada na música popular, aparecendo atualmente em diversos conjuntos musicais da televisão.


 
Volta para os Instrumentos Musicais
Volta ao Topo Vai para os Idiofones