Os Sírios
 
Os sírios influenciaram em alimentos, como o quibe, a esfiha, o tabule, iogurte, etc. assim como a esperteza no negócios.

Em 1905 começam a chegar os primeiros sírios e libaneses na cidade. Até 1946, São Paulo recebeu mais de 50 mil sírios.

O historiador André Castanheira Gattaz, 33, que defendeu uma tese de doutorado sobre emigração libanesa para o Brasil diz:
"A imigração árabe a rigor engloba outras nacionalidades, como egípcios, palestinos, sauditas, iraquianos e outros, porém os libaneses respondem por cerca de 70% dos imigrantes árabes no Brasil”.
"Nos primeiros 50 anos da imigração, isto é, dos anos 1880 a 1930, predominou a imigração de libaneses cristãos. Até os anos 1920, o principal motivo que levou essas pessoas a emigrar, além da falta de perspectivas econômicas num país pequeno e superpovoado, era a oposição ao governo turco-otomano, que gerou um grande movimento emigratório de cristãos no início do século. Muitos sírios e libaneses fugiram para não ter de servir o Exército turco. Como em seus papéis anotava-se a nacionalidade turca, ao chegar ao Brasil começaram a ser chamados de "turcos", o que para eles era uma ofensa"
(Paulo Daniel Farah - Folha Especial - São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2001)

Em Curitiba os sírios e libaneses estabeleceram-se no comércio de roupas, sapatos, tecidos e armarinho. Em função das características de suas lojas, ocuparam a área central da cidade. Os primeiros imigrantes vendiam as novidades às colônias mais distantes viajando em lombo de burro, batendo de porta em porta.
(www.terraeasfalto.com.br/destinos/curitiba)

Veja, também, neste sítio: Árabes
Veja mais informações no sítio: www.libanbylody.com.br/turcosliban.htm
 

Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Gif animado da Animationfactory (ver conexões)
Volta para Influência Estrangeira
Vota ao Topo Vai para os Estadunidenses
Terra Brasileira