Franceses
 
O povo francês esteve no Brasil no século XVI, fundando uma "França Antártica" no Rio de Janeiro, uma "Nouvelle France" em Pernambuco, e no século XVII uma "França Equinoxial" no Maranhão. Não se pode esquecer também a influência francesa na cultura medieval e na literatura portuguesa. A novelística no Brasil, naquilo que se pode chamar "livro do povo" e que representa o encanto da autenticidade folclórica, é de proveniência gaulesa. Ex.: O Imperador Carlos Magno e os 12 pares de frança, Roberto o diabo, etc. Nas cantigas de roda também percebemos elementos franceses nas letras do cancioneiro infantil: Onde está a Margarida, Lá na Ponte da Vinhaça, etc.
Restaurante La Tartine - Consolação - São Paulo
Foto: Lívia Aquino

Tanto os portugueses quanto os espanhóis não permitiam a presença de estrangeiros na América no período inicial da colonização, todavia os franceses já em 1503 visitavam as costas brasileiras.
Os franceses procuram fixar-se no Brasil por, pelos menos, três séculos.
Tentativas de fundação da França Antártica e da França Equinocial, implicaram em contato e miscigenação com os primeiros habitantes, fazendo com que a influência étnica e cultural dos franceses permeasse boa parte do país e deixasse marcas muito fortes na aparência, educação, gastronomia, artes, vocabulário e estética do nosso povo.
 

Padaria Delipharis
Rua Harmonia - Vila Madalena - São Paulo
Foto: Lívia Aquino
Restaurante La Tartine
Consolação - São Paulo
Foto: Lívia Aquino

 
Texto de Wladimir Catanzaro


Projeto Caixa Populi: Etnias / Wladimir Catanzaro - São Paulo: Caixa Econômica Feederal, 1999.
Fotos escaneadas do livro citado.
Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Gif animado da Animationfactory (ver conexões)
Volta para Influência Estrangeira
Vota ao Topo Vai para os Judeus

Terra Brasileira