Judeus
 
A história do Brasil está repleta da presença dos judeus, desde o arredamento de terras ao judeu Fernando de Noronha, ao negócio do pau-brasil ou dos empréstimos em dinheiro à Coroa Portuguesa. Muitos israelitas chegaram ao Brasil no período da Invasão Holandesa, fugindo dos tribunais de Inquisição nos países dominados pelos espanhóis. O primeiro poeta brasileiro foi um judeu: Bento Teixeira Pinto. As maiores influências judaicas que tivemos são: o conformismo com o destino, o saudosismo messiânico e o "pão-durismo" do mineiro.
Criança estudando o Torá - Jardim América - SP
Etnia Judaica. Foto: Cristiane Beneton

A história da imigração judaica recebeu um grande estímulo com a assinatura do Tratado de Aliança e Amizade firmado entre o Brasil e Inglaterra em 1810. O tratado assinado no momento em que a Inquisição portuguesa era desativada, permitia oficialmente a vinda de imigrantes não-católicos.
A base legal para a vida judaica na América Latina nasceu no Brasil a partir da promulgação, por D. Pedro I, da Constituição Imperial de 1824, que criava a liberdade de culto.
Em 1870, como resultado da vitória da Prússia sobre a França, um grande número de judeus, particularmente alsacianos, vieram para o Rio de Janeiro e São Paulo; eram imigrantes refinados, responsáveis, inclusive, pela introdução da moda francesa no Brasil.
Em 1920, os judeus já compunham uma colônia imigrante significativa, aumentando ainda mais com a ascensão do nazismo na Alemanha no início dos anos 30.
Estima-se em, aproximadamente, 200 mil o número de judeus no Brasil; em São Paulo, concentram-se principalmente nos bairros de Higienópolis e Perdizes e, graças ao nível de educação desses imigrantes, ocupam hoje postos importantes na esfera governamental, empresarial, acadêmica e cultural.
 
 

Texto de Wladimir Catanzaro


Projeto Caixa Populi: Etnias / Wladimir Catanzaro - São Paulo: Caixa Econômica FFederal, 1999.
Fotos escaneadas do livro citado.
Ver também Os Judeus no Sul do Brasil: Regiões / Sul / Tipos Regionais
Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Gif animado da Animationfactory (ver conexões)
Volta para Influência Estrangeira
Vota ao Topo Vai para os Espanhóis

Terra Brasileira