ESTADUNIDENSES
 
A influência estadunidense não foi espontânea como a dos povos que aqui vieram habitar, ela foi planejada e, devido à intensa propaganda através dos meios de comunicação, que atingem as mais longínquas regiões brasileiras, esta influência aparece não somente na música da juventude e no linguajar, como também na alimentação, através dos sanduíches, principalmente hambugeres e cachorros-quentes e da coca-cola. O "jeans" é atualmente usado por todas as camadas da sociedade, inclusive pelos trabalhadores rurais e habitantes das cidades do interior.
Nenhuma outra cultura influenciou tanto a sociedade ocidental como os estadunidenses. Mudaram-se os hábitos alimentares, modo de falar e vestir, valores, grafias.
Muito embora o rock esteja em terceiro lugar na preferência musical, perdendo para o sertanejo e o pagode, esse ritmo que chegou a São Paulo por volta dos anos 50 é mais que meramente um ritmo, o rock constitui-se em um estilo de vida para jovens de boa parte do mundo e, aqui não poderia ser diferente.
A colônia de estadunidenses de São Paulo, se comparada a outros países que não tiveram grandes fluxos de imigrantes é grande, são mais de 18 mil pessoas, em sua maioria famílias que para cá vieram em função das empresas multinacionais. A maior parte deles reside na região do Jardim Paulista.
Para efetivar esta colonização “cultural” foi criado o Birô Interamericano em 1940:


Fase preparatória

A Política da Boa Vizinhança

O Birô Interamericano

O Birô no Brasil

Áreas de atuação do Birô no Brasil: A Divisão de Informações
A Divisão de Saúde
A Divisão de Alimentação

Bases Militares Estadunidenses no Nordeste Brasileiro


Uma história (quase) à parte:
Coca-cola versus Guaraná
Uma história americana à parte:
Americana
Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Projeto Caixa Populi: Etnias / Wladimir Catanzaro - São Paulo: Caixa Econômica Feederal, 1999.
Gif animado da Animationfactory (ver conexões)
Volta para Influência Estrangeira
Vota ao Topo Vai para os Indianos
 
Terra Brasileira