CASA DE MINAS

As próprias tradições populares de São Luís do maranhão evidenciam de longe a presença do negro, numa mistura que tem sabor de culturas européias e uma pitadinha da indígena. Mistura que não é verdadeira no caso do culto vodu, por excelência africano de origem e que pouco se espalhou pelo mundo. Por uma razão muito simples: a nação Jeje era uma nação dominadora, que vendia como escravos os inimigos vencidos. E já que, na maior parte das vezes, eles eram os que venciam, poucos nativos da raça Jeje saíram da África. Esses poucos levaram o culto vodu ao Maranhão, Cuba e Haiti.
São Luís, assim, possui a única Casa de Minas da América do Sul, que cultua os vodus (entidades espirituais) benignos e é conduzida somente por mulheres que recebem esses espíritos em sessões fechadas.
O culto vodu da Casa de Minas já foi estudado por grandes etnólogos, como Roger Bastide e Pierre Verger, mas muito mistério há ainda que se desvendar sobre ele.

Origem: africana



Portais do Maranhão / Joaquim Maria. in Revista Geográfica Universal n.º 131, outubro 1985 - Rio de Janeiro: Bloch Editores SA.
Foto: Carlos Humberto TDC
 
Volta para os Ritos do Nordeste
Volta ao Topo Vai para o Catimbó