Refeições diárias
Geralmente as refeições brasileiras durante o dia são:


Café da manhã:

além do café com leite, pão, bolo, rosca, queijo, biscoitão, broas de fubá, beijus; em alguns lugares são usados: virados de ovo ou queijo, banana e paçoca de carne ou de amendoim.
Entre o café e o almoço, na classe média e alta, há a merenda, em que se consomem frutas da época.

Almoço: o alimento mais comum é o feijão de todos os tipos (no Rio de Janeiro a preferência é pelo preto), com arroz, angu, farinha de milho ou de mandioca, ovo frito, cozido de carne ou peixe com pirão escaldado.

Lanche da tarde: cafezinhos, refrescos, bolos, broas de fubá (em Minas Gerais) ou bolachas e pão caseiro.

Jantar: os mais usados são o arroz com feijão ou uma sopa, feita com caldo de carne, batatas ou legumes, engrossada com fubá ou macarrão; carne-seca assada no espeto ou na grelha, com farinha ou pirão de arroz, assim como a canja de galinha.

Aos domingos o frango é prato obrigatório, acompanhado de macarrão, polenta ou arroz, completado com vinho ou cerveja. Nas regiões litorâneas usa-se o peixe e os nordestinos costumam fazer peixada com leite de coco e azeite-de-dendê.
 
As bebidas mais apreciadas são a garapa (caldo de cana), os sucos de laranja, limão, caju, maracujá, os vinhos de uva, casca de jabuticaba, de abacaxi, caju, sendo que as alcoólicas são quase sempre à base de pinga misturada com frutas, mel ou amendoim.
 
 
 
Volta ao topo


Café da manhã: foto do autor; frango: foto escaneada do livro: O Prazer de cozinhar - São Paulo: Editora Nova Cultural ltda., 1993.
Voltar Seguir