Acompanhamento
Farofa
Prato salgado feito com farinha de mandioca ou de milho, geralmente passadas na gordura e às vezes com outros ingredientes como ervas, torresmo, etc., usado como acompanhamento de diversos pratos da cozinha brasileira.

A farofa é a sofisticação do uso da farinha de mandioca como acompanhamento indispensável em todas as refeições, registrado durante o Período Colonial.
Pode ser feita com água, despejando-se aos poucos água fervente sobre a farinha de mandioca; com gordura, colocando-se a farinha em gordura quente; e com diversos ingredientes, puros ou combinados, que são fritos na gordura em que se vai colocar a farinha de milho ou de mandioca.
Os ingredientes mais comuns são: cebola picada, salsa, cebolinha, coentro (para acompanhar peixes), miúdos, pimenta, azeitonas, ovos cozidos ou mexidos, torresmo, lingüiça, couve picada, etc.
Estes três processos básicos (com água, com gordura e com outros ingredientes) permitem, de acordo com a quantidade de farinha, atingir consistências e texturas variadas, que vão desde a farofa seca, bem próxima da farinha pura, até a farofa molhada, que é quase uma massa consistente.
No Nordeste, principalmente na Bahia, usa-se como gordura o azeite-de-dendê, que dá coloração e sabor característico à farofa.
É freqüente, nos assados de aves, recheá-las com uma farofa feita com os miúdos da ave.
 
 

Volta ao topo
Voltar Seguir