Os Alemães
 
Vieram com D. Leopoldina, quando ela se casou com D. Pedro I, formando a primeira colônia germânica na região fluminense, que deu origem à cidade de Nova Friburgo. Em 1824 vieram grandes levas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cujos costumes e habitações podemos observar em cidades como Blumenau e Gramado. No folclore eles contribuíram com: a árvore de Natal, as bandas de música, as festas de cerveja, superstições, crendices, tabus, etc.

 
Wolfgang Moser, marceneiro
Cotia - SP
Foto: Eduardo Martino

Por ordem de Sua Majestade, o Imperador Pedro I, em 13 de dezembro de 1827 desembarcaram em Santos os primeiros 227 colonos alemães, iniciando a imigração para São Paulo.
O ano de 1828 trouxe mais 560 imigrantes, destes, pelo menos 94 famílias foram encaminhadas para a “Freguesia de Santo Amaro”. No ano de 1837 Santo Amaro era o único município a produzir batatas, cultura esta típica do imigrante alemão.
Do mesmo modo que as outras levas de imigrantes, os alemães vieram trabalhar na agricultura, mas devido à habilidade técnica deste povo findaram por se destacarem em ofícios industriais.
Mesmo não tendo restado traços marcantes da imigração alemã na região de Santo Amaro, é inegável a contribuição cultural destes primeiros imigrantes para a formação do povo de São Paulo.
 

Coleção de canecas de choop
Resturante Arnold's Naschbar 
Sumarezinho - São Paulo - Foto: Paulo Kawazoe
Wolfgang Moser, marceneiro
Cotia - SP
Foto: Eduardo Martino

 
Texto de Wladimir Catanzaro


Projeto Caixa Populi: Etnias / Wladimir Catanzaro - São Paulo: Caixa Econômica FFederal, 1999.
Fotos escaneadas do livro citado.
Eduardo Martino:
Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Gif animado da Animationfactory (ver conexões)
Para saber mais clique aqui
Histórico
Volta para Influência Estrangeira
Vota ao Topo Vai para os Italianos
Terra Brasileira